31 de mai. de 2009

Mundo Virtual é tema da 8° Secomt

A transformação do mundo em uma verdadeira “aldeia global” é motivada pelo advento de novas tecnologias que contribuíram para que a comunicação fosse facilitada. Em 2008, a 8° Secomt, cujo tema foi "Mundo Virtual”, comprovou o fato. Mais uma edição de sucesso. Desta vez, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda se uniram ao curso de Design de Moda, o evento passa a se chamar “Semana de Comunicação e Moda Unitoledo.”

Rubens Yoshio Yoshida, da WellComm, ministrou a palestra "Comunicação e Marketing Digital", na abertura da semana. Esteve presente também Silvio Henrique Barbosa, jornalista da TV Gazeta, que falou sobre "Telejornalismo num mundo virtual: a internet como janela para a divulgação da notícia". Diversas palestras e workshops relativos aos três cursos enriqueceram a SECOMT 2008.

Além disso, ocorreu o concurso de videorreportagem, onde alunos do 3º semestre (hoje 6º semestre) venceram com o vídeo "Conteúdo On Line". (Veja vídeo abaixo). A novidade da vez foi uma acirrada disputa em jogos de confraternização que finalizaram a semana.


Mais informações podem ser obtidas no blog: www.secomt2008.zip.net

Jornalista Silvio Henrique Barbosa da TV Gazeta

Videorreportagem vencedora do concurso da 8ª SECOMT

Jornalistas e publicitários unidos na 7° Secomt

Em 2007, o Centro Universitário Toledo passa a contar com mais um curso de Comunicação Social, desta vez, voltado para a habilitação em Publicidade e Propaganda. O fato resultou no aperfeiçoamento da Secomt. Comunicadores unidos e muitas novidades marcaram a 7° Semana de Comunicação cujo tema foi “Secomt e o Meio Ambiente”. Visando ao desenvolvimento sustentável inserido na comunicação, palestrantes explanaram sobre a degradação ambiental.

As novidades ficaram por conta da criação do concurso de reportagem televisiva e a apresentação do curta-metragem “Trabalho Árduo”, idealizado pelo aluno Diego Assunção, do terceiro semestre.

O concurso de fotojornalismo propôs que os estudantes retratassem qualquer imagem relativa ao meio ambiente. Os workshops de telejornalismo, radiojornalismo e jornalismo online deram continuidade à jornada de sucesso. Além disso, a editora do Caderno Vida da Folha da Região e professora do Unitoledo Ágatha Urzedo, comandou um rico workshop sobre Jornalismo Cultural.

Alunos participam de limpeza na praça como atividade de extensão



Jornalistas da região convidados para a mesa redonda

Trabalhos acadêmicos são apresentados na 6ª Secomt

Na 6ª Secomt (Semana de Comunicação Unitoledo) a discussão foi em torno do tema “Liberdade de Imprensa”, onde foi ressaltado o livre direito de opinar. O evento ocorreu nos dias 22 a 26 de maio de 2006.

Dentre os palestrantes convidados, destacou-se o jornalista Denis Russo, da revista “Super Interessante”. Ele falou do trabalho que desenvolve dentro do impresso e questões de jornalismo especializado.

O foco maior sobre a Liberdade de Imprensa ficou sob responsabilidade dos próprios alunos. A 6ª Secom
t foi o ano que mais teve apresentações de trabalhos acadêmicos, como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), artigos, crônicas, pesquisas documentais e reportagens de rádio e TV, tudo sobre o tema.

Jornalista Denis Russo da revista Super Interessante em noite de palestra



Alunos na noite de abertura da 6ª Secomt

Práticas de atividades jornalísticas são destaques na 5ª Secomt

A 5ª edição da Secomt (Semana de Comunicação Unitoledo), que ocorreu entre os dias 3 a 7 de outubro de 2005, teve como tema “Profissão Jornalista”. O objetivo da semana era aproximar os alunos das atividades jornalísticas, já que muitos desconheciam a profissão por não estarem no mercado de trabalho.

Diversas palestras foram organizadas para apresentar o dia a dia de um jornalista, os apuros que passam, as alegrias, e todo o processo de produção da notícia. Para isso, foram convidados profissionais como o jornalista Marcelo Teixeira (atualmente, apresentador do programa Cidade Aberta, do Canal 21, pertencente ao grupo Folha da Região).

Também esteve presente o jornalista Ricardo Capriotti, que na época trabalhava na TV Record e Rádio Bandeirantes. Ele que participou das coberturas da Copa do Mundo de 2002, falou das viagens internacionais, e como era fazer a produção de todo material que deveria ser enviado para a programação da rádio.

Em uma das noites também, alunos que já atuavam no mercado de trabalho participaram de uma mesa redonda. Eles deram depoimentos falando como estavam sendo as experiências de atuar na área.Além de todo o conhecimento adquirido nas palestras, os alunos puderam também exercer a profissão, nas oficinas de TV e rádio.

Alunos dando depoimentos sobre a prática do Jornalismo

Marcelo Teixeirra sendo entrevistado pela equipe da TV Toledo

Sucesso é consolidado na 4° Secomt

Repetindo o sucesso do ano anterior, a Secomt 2004 também abriu espaço para estudantes do Ensino Médio. O tema foi “Jornalismo Investigativo” e o slogan: “Elementar meu Caro Jornalista”, uma alusão aos filmes detetivescos norte-americanos.

Grandes trab
alhos marcaram a SECOMT 2004. Todas as turmas do curso de jornalismo idealizaram o Jornal Fato. Com reuniões de pauta, entrevistas, produção e edição de matérias, os calouros sentiram na pele como é o cotidiano em uma verdadeira redação. Palestras com aclamados profissionais também garantiram o sucesso da semana de comunicação.

Os workshops de telejor
nalismo se repetiram, revelando grandes talentos como Flávio Zani, que atualmente é repórter da TVI, afiliada do SBT em Araçatuba. O concurso de fotojornalismo também marcou o evento.

Rosangela Marçola - ex-coordenadora do curso de Jornalismo



Alunos em reunião de pauta para o jornal Fato

Secomt 2003: Abrangência marca semana

Um evento de sucesso com temáticas relevantes e geradoras de discussões não poderia ficar restrito aos muros universitários. Com este pensamento, em 2003, a 3° Secomt abriu espaço para que alunos do Ensino Médio pudessem compartilhar pensamentos com os universitários. Com o tema “Ética e Violência: O Jornalismo na Mira”, em três dias, cerca de quinhentos alunos tiveram presença garantida. O evento foi aberto por ninguém menos que o aclamado jornalista José Marques de Melo.

Os debates em mesa redonda foram transmitidos na íntegra pela recém-criada Rádio Toledo. Jornalistas como Eugênio Bucci, ex-articulista da Folha de S. Paulo, enriqueceram a semana de aprendizado com palestras acerca do tema.

Exposições de fotografias, workshops de radiojornalismo e telejornalismo fizeram com que os futuros jornalistas praticassem suas funções. Além disso, um workshop intitulado “Journalismo No Lie” (Jornalismo não Mente) tratou da credibilidade da mídia.

José Marques de Melo na abertura da 3ª SECOMT



Alunos do Ensino Médio visitam trabalhos da Secomt

Aperfeiçoamento marca 2ª Secomt

Motivados pela repercussão da primeira Secomt, os organizadores decidiram aprimorar a segunda edição. No ano de 2002, o evento tomou forma, ganhou logotipo e slogan. O tema mais uma vez levou à reflexão: “Ética e Responsabilidade Social”. Palestras de alto nível, como a de Marco Antônio Araújo da Revista Imprensa, garantiram o sucesso do evento.

A Secomt de 2002 foi paradigmática para o curso de jornalismo. Foi criado o “Diretório Acadêmico Afonso Toledo”, em homenagem póstuma ao homem que batalhou para trazer este curso para a região. Além disso, inauguraram-se os laboratórios de fotojornalismo, radiojornalismo e telejornalismo que vieram aperfeiçoar o aprendizado, unindo teoria e prática.

Como a temática girava em torno da ética e da realidade social, uma exposição com o título “A Censura no Regime Militar” apenas reforçou a relevância dos fatores discutidos nas explanações ocorridas durante a semana.

Laboratório de rádio

Laboratório de TV

Desde o princípio, Secomt é sucesso

No ano de 2001, nasce nas Faculdades Integradas Toledo (atual Centro Universitário Toledo) o curso de Jornalismo, resultado de muitas batalhas do reitor Afonso Toledo. Implantar esta graduação em uma cidade interiorana era um grande desafio. No entanto o sucesso foi imediato.

Com o intuito de estimular os primeiros calouros a acreditarem no curso e a participarem efetivamente dele, o coordenador Basile Emmanuel Mihailidis idealiza uma semana completa dedicada ao jornalismo. Intitulada Secomt (Semana de Comunicação Unitoledo), a semana de treinamento trouxe como tema “Voluntário – O Trabalho Social”. Palestras ministradas por grandes mestres incitaram os futuros comunicadores a ingressarem em trabalhos filantrópicos.

Concursos de poesia, fotografia e redação fizeram com que os universitários colocassem em prática as teorias aprendidas em sala de aula. Após escolhas de uma equipe julgadora formada por professores da casa, os três primeiros alunos colocados dividiram o prêmio de R$1.200.